top of page

MOÇÃO DE REPÚDIO AS DECLARAÇÕES HOMOFÓBICAS OCORRIDAS NO SINTE REGIONAL DE ARARANGUÁ

     A Coordenação do Sinte Regional de Araranguá vem por meio desta moção, repudiar as declarações homofóbicas proferidas durante a escrutinação dos votos das ELEIÇÕES GERAIS E REGIONAIS, realizada na noite do dia 12 de junho de 2019, na sede regional.  Durante o período de escrutínio ocorrido no espaço do auditório, se reuniram na sede regional representantes de algumas chapas que concorriam ao pleito, os quais aguardavam o resultado das eleições. Em determinado momento, nas conversas dos grupos ali reunidos, algumas pessoas iniciaram uma série de comentários de caráter homofóbico, ridicularizando a relação de amizade de um dos integrantes da Chapa 5 - Regional com um amigo homossexual, questionando, dessa forma, a sua heterossexualidade. Na sequência, o próprio professor citado, e outros colegas proferiram de forma homofóbica frases que reproduzem estereótipos da homossexualidade, demonstrando uma postura de ódio, violência e preconceito. 


       Reafirmamos a defesa do direito à igualdade e o respeito às identidades sexual e de gênero, condenamos qualquer manifestação de discriminação, preconceito ou violência. Promover e incitar o tratamento desigual ou desproporcional entre as pessoas, tendo como base a orientação sexual e de gênero é inaceitável e expressa à cultura do machismo e da intolerância. 
     

       Pronunciamentos de ódio e violência com pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, tem sido uma prática recorrente e lamentável na sociedade brasileira, no entanto, o ambiente que representa os trabalhadores em educação não pode aceitar de forma alguma qualquer forma de discriminação ou preconceito. Através desta nota desejamos dar o apoio total aos professores que estavam ou não no local e sentiram-se violentados, independente de seu sexo ou gênero. Ainda necessitamos construir novos espaços na nossa Regional para ampliar o debate contra a homofobia.


        Reiteramos que a direção regional luta contra toda e qualquer forma de preconceito (homofobia, racismo, sexismo, machismo, misoginia) e que os dirigentes que agirem de forma preconceituosa sofrerão todas as penalizações e sanções estatutárias do SINTE/SC.

         

 

            “Ninguém solta a mão de ninguém!”

Coordenação Regional do Sinte Araranguá.

Araranguá, 26 de junho de 2019.

bottom of page