top of page

NOTA SOBRE A REUNIÃO DE REPRESENTANTES, VISITA A GERÊNCIA DE ENSINO, MINISTÉRIO PÚBLICO DE ARARANGUÁ E AO SINTE ESTADUAL DE SANTA CATARINA.

 

O SINTE Regional Araranguá, após interpretar possíveis irregularidades tanto no Edital de Concurso Público para o quadro estadual do magistério catarinense, quanto nas orientações para distribuição de aulas para os professores efetivos em 2018, convocou uma reunião de representantes no dia 20 de setembro para buscar informações, pois, aparentava que cada escola havia recebido uma informação diferente, porém todas com péssimas notícias a carreira do magistério e consequentemente a qualidade da escola pública de Santa Catarina.

Na reunião, professores dos municípios que são abrangidos pela regional e coordenação do SINTE Araranguá, expuseram as informações e ficou claro que o que está por vir, é mais um ataque perverso aos servidores estaduais, visando dividir a categoria, fragilizar ainda mais nossas escolas, piorar a qualidade de vida do professor e desviar mais recursos que deveriam ser investidos na carreira do professor, diminuindo pagamentos e buscando a municipalização do ensino fundamental.

Munidos das informações, a categoria deliberou uma visita imediata a ADR de Araranguá para exigir maiores explicações dos Gerentes de Educação e DH, respectivamente Celina Hobold da Rosa e Joares Biff.

Nesta reunião, ambos reafirmaram a subordinação a Secretaria de Educação e que os mesmos seguem as ordens enviadas pelo estado. Assumiram que entendem que tal orientação é sim ilegal, pois que espera amparo jurídico em uma lei que ainda espera aprovação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e que portanto, o professor que sentir-se lesado deve procurar a justiça.

Também afirmaram que as orientações repassadas por eles para AEs e Gestores escolares foram as mesmas, e que não cabe a eles se o diretor ou a AE as entenderam de forma equivocada.

Firmaram compromisso de analisar a documentação entregue pela categoria, e no fim da tarde, cancelaram a redistribuição de aulas que aconteceria na sexta feira, pois segundo informado, aconteceria uma reunião em Florianópolis entre Sindicato e Governo.

Logo após, professores e professoras dirigiram-se para o Ministério Público de Santa Catarina, sendo atendidos pelo promotor da segunda vara, Dr. Carlos Eduardo Tremel de Faria, formalizaram denúncia contra o Estado de Santa Catarina, e qualquer agente público que imponha as orientações, justamente por estarem sem amparo jurídico.

CONCURSO PÚBLICO

Na mesma denúncia, foram entregues os espelhos de vagas das escolas do Vale de Araranguá, previamente solicitado pela Diretoria do SINTE Regional, que divergem sobre o número de vagas disponíveis no Edital. A denúncia cita irregularidades com prazos e itens, tal como a falta de transparência ao impedir o candidato de levar suas respostas para conferir com o gabarito.

 

 

ATO NA SED E VISITA AO JURÍDICO DO SINTE ESTADUAL

Devida a Urgência dos assuntos tratados, no dia seguinte, 21 de setembro, O coordenador Regional Rodrigo Antonio Matos, O Diretor Jurídico Gerson Portella, o Diretor de Imprensa Ronaldo Santos e a Conselheira Luciane Woichinevski Cipriano, se dirigiram a Florianópolis para participar de um ato chamado por algumas regionais em frente a Secretaria de Estado da Educação, exigindo fala com o Diretor De Gestão De Pessoas, Valdenir Kruger para esclarecimentos.

De forma arbitrária todos foram barrados na porta da Secretaria, onde sequer professores que estavam ali por motivos pessoais foram atendidos, mostrando mais uma vez a truculência do Governo do Estado para com seus professores e professoras.

Dirigiram-se então para a Sede do SINTE Estadual para buscar orientações jurídicas, onde foram atendidos pelo Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais, Professor Luiz Carlos Vieira, que solicitou ao final de uma longa reunião, a Presença do Advogado José Sérgio Da Silva Cristóvam.

O Mesmo explicou ponto a ponto o parecer jurídico encaminhado ao SINTE Estadual, mas comprometeu-se em respeitar as decisões da categoria, e que o Escritório entrará com todas as medidas possíveis para a defesa da classe.

Veja na integra a nota da Assessoria Jurídica:

http://sinte-sc.org.br/Noticia/1666/juridico-do-sinte-sc-entrara-na-justica-para-barrar-a-aplicacao-das-novas-orientacoes-da-sed-sc-sobre-levantamento-de-vagas-e-distribuicao-de-aulas

 

O SINTE Regional Araranguá, através de sua Diretoria reintera a luta diária pelo bem estar de nossas escolas e de nossos professores e professoras. Sabemos nós a nossa importância e a importância de uma classe disposta a lutar.

Nossa mobilização foi a responsável por barrar a distribuição ilegal de aulas da sexta, mas ela está marcada para terça. Precisamos novamente da mobilização da categoria.

O SINTE Regional estará presente, realizando ato em TODOS OS DIAS DE ESCOLHAS E PARTICIPARA NA SEGUNDA FEIRA DA REUNIÃO EM FLORIANÓPOLIS COM O GOVERNO.

SINTE REGIONAL ARARANGUÁ. SEUS DIREITOS, SUAS LUTAS!

bottom of page